Será que tenho TDAH?
- psicologamarialves
- 15 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2024
Você já percebeu que nos últimos tempos temos uma multidão de pessoas se revelando TDAH. Mas afinal o que é TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que causa diferenças nos processos cerebrais.

Se defini por desatenção, hiperatividade/ impulsividade e disfunção executiva, todo esse quadro levam a diversos prejuízos na vida.
Esses prejuízos começam a aparecer ainda na infância, geralmente são crianças que tiveram problemas de aprendizagem, participaram de aula de reforço frequente, problema de comportamento e prejuízos sociais. Esse é um dado importante, os sintomas começam na infância, se os sintomas iniciaram na fase adulta, não é TDAH, é outra coisa.
A pessoa com TDAH pode cometer erros frequentes por desatenção, apresenta dificuldade em realizar tarefas que exijam esforço mental continuo e sustentado, perde coisas frequentemente, tem dificuldade em organizar as tarefas e atividades, antes de concluir uma tarefa pula pra outra e pra outra e assim sucessivamente, deixando muitas coisas inacabadas.
O indivíduo com TDAH é impulsivo e hiperativo, toma várias decisões com pouco planejamento e sem avaliar as consequências dos seus atos, essa impulsividade leva a pessoa a dar respostas antes que as perguntas sejam concluídas, tem dificuldade para esperar sua vez, fala de mais, intromete em assuntos de outras pessoas, interrompem a fala dos outros.
Além dos prejuízos práticos esse transtorno também traz prejuízos emocionais, visto que a pessoa pode ter uma baixa autoestima por conta das dificuldades escolares e sociais.
O tratamento do TDAH envolve uso de medicamento, adaptações na rotina e psicoterapia, se você quer fazer a avaliação neuropsicológica e saber se você é neurodivergente e tem TDAH entre em contato e agende.



